quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Sequencia Didática: Livro: Pêssego, pera, ameixa no pomar em Libras

Tema: Livro: Pêssego, pera, ameixa no pomar.


Professora surda: Clara Ramos Pedroza

Estrutura Curricular: Ensino fundamental Inicial

Disciplina: Libras (Primeira Língua - L1) e Língua Portuguesa (Segunda Língua - L2)

Ano: 3º ao 5º ano

Duração: 4 aulas de 50 minutos


O que o aluno poderá aprender:
·                    Ampliar vocabulário em L1 e L2;
·                    Conhecer diferentes histórias;
·                    Organizar a história em sequencia;
·                    Expressar-se em Libras (L1);


Estratégias e recursos:
·                    História sinalizada;
·                    Vídeo;
·                    Atividade em grupo e individual;
·                    Reconto;
·                    Jogos em Power Point
·                    Atividades de fixação


Atividades

Aula 1
Apresentação do livro, e roda de conversa onde cada aluno explica o que entendeu das imagens do livro.

Assistir a tradução cultural (sinalização) do livro. Após assistir utilizar fichas das cenas do livro. Questionar outra vez o que aconteceu em cada parte.

Confira o vídeo da história AQUI


Aula 2
Atividade com as fichas da história, organizar a sequencia lógica conforme no livro e questionar o aluno.
Atividade em PowerPoint: Observar o contexto da história e marcar a resposta certa. Foi dividido em duas aulas.



Aula 3
Continuação da atividade em PowerPoint: Observar o contexto da história e marcar a resposta certa.

Em seguida a atividade em PowerPoint observa a cena e marcar o personagem correspondente.






Aula 4
Atividade em Excel para ampliação de vocabulário associar a escrita em Língua Portuguesa (L1) e o sinal em LIBRAS (L2) correspondente.

Logo após o vocabulário foi trabalhado frases de acordo com o contexto das imagens, e os sinais utilizados na história.

ATIVIDADE VOCABULÁRIO - CLIQUE AQUI

ATIVIDADE FRASES - CLIQUE AQUI

Avaliação


O aluno foi avaliado quanto a participação, a expressão em contexto e compreensão da história e da analise das respostas dos jogos e a fixação do vocabulário em Língua Portuguesa (L1).

Um comentário:

  1. Plano de curso bem proposto, com fundamentações metodológicas bem aplicadas e avaliação adequada para o que foi desenvolvido durante o processo

    ResponderExcluir